Blog desde 2008

Blog criado em fevereiro 2008

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

ERVA MILAGROSA



GOSTAVA DE PARTILHAR COM VOÇES ESTA MARAVILHA QUE ME OFERECERAM!E QUE UTILIZO COMO CHÁ,NA SOPA ,ATÉ EM SALADAS TANTO AS FOLHAS COMO AS FLORES
Capucine - Tropaeolum - Chagas - Nastuerzo
Tropaeolum majus
* Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
--> O sabor apimentado destas flores faz lembrar o agrião. A chaga é das flores comestíveis mais conhecidas.

Chaga ou Capuchinha
Nome científico: Tropaeolum majus L.
Sinónimos botânicos: Cardamindum majus (L.) Moench, Tropaeolum elatum Salisb., Tropaeolum hortense Sparre, Tropaeolum hybridum L., Tropaeolum pinnatum Andrews, Tropaeolum quinquelobum Bergius, Trophaeum majus (L.) Kuntze.

Nome comum: Chagas

Nomes populares: Chagas, Flor-de-Sangue e Agrião-do-México, Capuchinha, Nastúrcio, Nastúrio, Mastruço.

Família: Tropaeolaceae

Origem: Peru, México e regiões da América Central.

Descrição: A Chaga é uma planta herbácea, anual que pode ser utilizada quase como uma trepadeira quando tenha condições para crescer em algum apoio. Os caules são grosos, cilíndricos, de cor verde-claro e compridos. As folhas são grandes, arredondadas, de cor verde médio, alternadas e com longos pecíolos. As flores de Chaga ou Capuchinha são em forma de cálice (campanuladas), solitárias, com nervuras bem marcadas desde o centro até ás margens. As flores podem apresentar vários tons que vão desde o amarelo claro ao vermelho, passando pelo laranja. Tanto as folhas como as flores de Chaga apresentam um sabor picante, muito parecido com o do agrião, sendo uma das flores comestíveis mais conhecidas.

Sementeira: No local definitivo na Primavera ou em estufa ou estufim no final do Inverno (Fevereiro/Março).

Transplantação: Primavera (Abril/Junho)

Luz: Sol ou meia-sombra.

Solos: As Chagas preferem solos vulgares, não muito ricos, bem drenados, neutros.

Temperatura: Resistente ao frio, prefere clima temperado a temperado-quente. Abrigar de ventos frios e secos.

Rega: Regular, não regar em excesso.

Adubação: Não necessária, aplicar apenas na altura da floração nas que estão em vasos ou floreiras.

Floração: Verão

Pragas e doenças: Afideos, lagarta da couve.

Multiplicação: Sementes ou por divisão de touças retiradas de plantas adultas.

Utilização: Canteiros, bordaduras, vasos, floreiras, cestos pendentes, varandas ou até como revestimento do solo.

Aplicações medicinais :

Partes utilizadas: botões florais, caule, flores, folhas, frutos, pó dos frutos secos.

Propriedades: Antibiótica natural, antiescorbútica, activadora da circulação sanguínea, depurativa, digestiva, diurética, estimulante, expectorante, fungicida, purgativa (frutos secos), sedativa, tónica. O enxofre contido na capuchinha reage com a água e dá origem a um antibiótico natural excelente para o combate a doenças nas vias aéreas e para facilitar a eliminação do catarro. As sementes, contêm também, um outro antibiótico que é activo contra microorganismos como o estafilococo e o estreptococo. As folhas cruas da capuchinha são ricas em vitamina C, por isso ajudam o sistema de defesa no combate a gripes e resfriados.

Componentes : Ácido ascórbico, ácido clorogênico, ácido erúcico, ácido tropaeolínico, açúcares pigmentos (glicose e frutose), benzil cianido, ß-caroteno, glucotropaeolina (transforma em antibióticos), helenina, isoquercitrina, kaempferol, maltose, mirosina (enzima), óleo essencial, pectinas, pelargonidina, quercetina, resinas, sais minerais, zeaxantina.

Indicações : Acne, adrenomieloneuropatia, afecções da pele, afecções pulmonares, caspa, desinfectante das vias urinárias, eczema, escorbuto, escrofulose, falta de apetite, fortalecedor do couro cabeludo, impurezas no sangue, infecções bacterianas e fungais, infecções genito-urinárias e respiratórias, insônia, pele envelhecida, pele e cabelos enfraquecidos, prevenir a queda de cabelos, problemas digestivos, psoríase, retenção de líquidos, tosse.

Contra-indicações: É contra indicada para gastrite, gravidez, lactação, hipotiroidismo, insuficiência cardíaca ou renal. Pode causar irritação gástrica, ação antitiróidica indutora de bocio. O uso excessivo pode causar hipotensão e potencialização dos efeitos de cardiotônicos.

Receitas medicinais :

Para a bronquite, coloque 2 g de folhas em 100 ml de água a ferver. Espere 10 minutos e tome o chá de 3 a 4 vezes ao dia.

Como expectorante, amasse 2 colheres de sopa de folhas frescas em um pilão. Em seguida, adicione 1 chávena de leite quente e coe. Beba 1 chávena de chá duas vezes ao dia.

O sumo da planta serve como expectorante e calmante da tosse ou tomado á noite combate as insónias. Para isso tomar 1 colher de sopa em intervalos de 2 horas. 30g a 50g por dia.

Infusão:

40 a 50g em 1 litro de água. Tomar 4 a 5 chávenas ao dia;
4 colheres (sopa) de folhas picadas ou 2 de sementes em 1litro de água Tomar de 3 a 4 chávenas ao dia.
2gs de folhas em 100 ml de água a ferver por 10 minutos. Tomar 3 ou 4 vezes ao dia ou usar como loção no couro cabeludo.
O pó dos frutos secos serve como purgativo: tomar ½ g em ½ copo de água.

Outros usos :

Uso culinário : As folhas e flores de Chagas consomem-se em saladas frescas. Salada de folhas e flores cruas para combater o início da gripe, abrir o apetite e como digestivo;

NO INVERNO DEVE SE PROTEGER DAS GEADAS E DO FRIO PEGAM POR ESTACA E CRECEM MUITO PODE SER COLOCADO EM VASOS.SÓ NO VERÃO DAÕ FLOR
QUEM QUISER COMPRAR AS SEMENTES É SÓ SEGUIR O LINK
http://www.loja.jardicentro.pt/product_info.php?manufacturers_id=&products_id=196&osCsid=e98d6384706a542f2fa7a050232ab1a6

3 comentários:

  1. Estou de queixo caído, não sabia dos efeitos milagrosos desta erva.
    Aqui há imensas plantas dessas.
    Tenho que começar a olhar para as coisas com mais atenção.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. EU TAMBÉM ESTOU DE QUEIXO CAÍDO Ñ SABIA DE TODAS ESSAS PROPRIEDADES DESSA PLANTA ,AQUI USAMOS EM SALADAS PARA ENFEITAR POIS AS FLORES SÃO BEM BONITAS!
    OBRIGADO POR ESCLARECER!
    BEIJO

    ResponderEliminar
  3. Que bueno es saber de ésta hierba Belita es milagrosa,quiero consegirla para el imsomnio,voy averiguar si la tenemos por aquí.
    Gracias por el consejo del traductor lo había pensado ,pero pediré ayuda para insertarlo se ve fácil ,pero intentaré.
    Eres una persona muy buena y es verdad que Jesús siempre debe estar presente en todo,otra cosa que estoy encantada con tus recetas las que quiero preparar para los mios desde hoy,un abrazo sincero.

    ResponderEliminar